Publicidade

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Envelhecimento

O envelhecimento é um processo biológico natural. Entretanto, envolve algum declínio nas funções biológicas.  Órgãos modificam-se com a idade. É importante distinguir entre mudanças naturais do envelhecimento e mudanças devido a doenças tais como arteriosclerose, com início visto em alguns adolescentes.

A composição corporal muda com o tempo: a massa de gordura  e a gordura visceral aumentam, enquanto a massa muscular diminui. A sarcopenia é a perda de massa muscular, força e funcionalidade,  pode aumentar o risco de quedas e prejudicar a qualidade de vida.

As perdas sensoriais relacionadas à idade afetam paladar, olfato, podendo levar  à diminuição do apetite e ingestão insuficiente de micronutrientes. A disgeusia é a perda do paladar e hiposmia diminuição do olfato.

A xerostomia (boca seca) pode levar a dificuldades de mastigação e deglutição. A diminuição do paladar e da produção de saliva torna o ato de comer menos agradável e mais difícil. A disfagia é a dificuldade de deglutição devido ao enfraquecimento da língua e dos músculos da bochecha, podendo tornar a mastigação e a deglutição difíceis e perigosas. A disfagia aumenta o risco de pneumonia de aspiração e infecção dedido à entrada de alimentos ou líquidos nos pulmões.

Um comentário:

  1. Olá Tatiana!

    Gostei muito do seu Blog! Estava procurando um exatamente sobre como estudar para concursos de nutrição! Parabéns! Bjs

    Isy

    ResponderExcluir